PIB: Brasil cresce tanto quanto a China no 3° trimestre, atrás de Indonésia e México

Economia brasileira cresceu 0,9% no 3° trimestre de 2024, na comparação com o 2° trimestre, segundo dados divulgados pelo IBGE.

Ilustrativa | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A economia brasileira registrou um crescimento de 0,9% no terceiro trimestre de 2024, em relação ao segundo trimestre, conforme os dados divulgados nesta terça-feira (3/12) pelo IBGE.

Esse desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro é igual ao da China no período e só fica atrás de Indonésia e México entre os países do G20, o grupo das maiores economias do mundo.

Os principais responsáveis por esse crescimento entre julho e setembro no Brasil foram os setores de serviços (com aumento de 0,9%) e indústria (com alta de 0,6%). Por outro lado, o setor agropecuário apresentou uma queda de 0,9%.

De acordo com o IBGE, no setor de serviços, destacaram-se as expansões nas áreas de informação e comunicação (2,1%), outras atividades de serviços (1,7%), atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (1,5%), atividades imobiliárias (1,0%), comércio (0,8%), transporte, armazenagem e correios (0,6%) e administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,5%).

"Na indústria, destaca-se o crescimento de 1,3% nas indústrias de transformação. Por outro lado, caíram: construção (-1,7%), eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (-1,4%) e indústrias extrativas (-0,3%)", aponta o IBGE.

Já em comparação com mesmo período do ano passado, o PIB cresceu 4,0%. Até o terceiro trimestre deste ano, o PIB brasileiro cresceu 3,3% em relação ao mesmo período de 2023. Em comparação com o ano passado, houve uma queda de 3,5% na agropecuária e um crescimento de 3,5% na indústria e de 3,8% nos serviços.

Os resultados divulgados pelo IBGE estão dentro ou até um pouco acima do que era projeto por diferentes economistas e instituições de pesquisa.

Há no entanto, uma preocupação com o aumento de preços no país. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação atingiu o patamar de 4,77%, puxada pelo aumento nos alimentos e nas tarifas de energia elétrica.

Em comparação com outras economias do G20, o Brasil só fica atrás de Indonésia e México, que cresceram 1,5% e 1,1% no período, respectivamente — e aparece empatado com a China. No terceiro trimestre de 2024, o país está na frente de Arábia Saudita, Estados Unidos e França, entre outros.

Ainda não foram divulgadas informações sobre o PIB no terceiro trimestre na África do Sul, na Argentina, na Austrália, na Índia e na Rússia.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES