PIX bate recorde e registra 252 milhões de operações em um dia

A pesquisa do BC revela também uma queda no uso do dinheiro em espécie, com o PIX se tornando uma opção preferida para 76% das compras

Pix | Marciobnws/Shutterstock
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (23) que o sistema de pagamentos PIX bateu um recorde no dia 20 de dezembro, com 252,1 milhões de transações realizadas. Esse volume de operações movimentou R$ 162,9 bilhões, superando o recorde anterior de 250,5 milhões de transações, registrado em 6 de dezembro deste ano. O BC destacou a crescente importância do PIX para a inclusão financeira e a inovação no Brasil.

Desde sua implementação em novembro de 2020, o PIX tem se consolidado como uma das principais formas de pagamento no país. Em 2023, as transações realizadas pelo sistema somaram R$ 17,18 trilhões, representando 39% de todas as transações financeiras, um aumento de 75% em relação ao ano anterior. A pesquisa do BC revela também uma queda no uso do dinheiro em espécie, com o PIX se tornando uma opção preferida para 76% das compras.

Agenda Recorrente PIX

Em outubro deste ano, o Banco Central lançou a Agenda Recorrente PIX, que permite agendar pagamentos de valores fixos, como aluguel e serviços prestados por autônomos, para serem feitos automaticamente todos os meses. Essa modalidade visa facilitar o pagamento de despesas recorrentes, com destaque para situações como o pagamento de aluguel para pessoa física e serviços de profissionais autônomos.

PIX Automático

O Banco Central também anunciou o adiamento do PIX Automático, previsto anteriormente para outubro deste ano. Agora, a nova modalidade, que permitirá o agendamento de pagamentos recorrentes, como contas de água e luz e parcelas de empréstimos, será lançada em 16 de junho de 2025. O objetivo é oferecer mais conveniência aos consumidores, eliminando a necessidade de acordos entre bancos e empresas.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES