O Banco Central (BC) e o Google Brasil lançaram hoje, em São Paulo, a funcionalidade do Pix por Aproximação. A novidade estará disponível primeiramente para usuários das carteiras digitais (wallets) do Google e deve ser expandida para todos os usuários do Pix em fevereiro de 2025.
Como será feito?
Os pagamentos serão realizados ao aproximar o celular de um terminal de pagamento com tecnologia NFC, utilizando contas previamente integradas ao Google Wallet. Segundo Roberto Campos Neto, presidente do BC, essa solução é um avanço significativo no mercado de pagamentos.
Teste
A funcionalidade foi desenvolvida em parceria com a Rede Itaú, sendo testada inicialmente nos terminais da marca. O processo de pagamento envolve o desbloqueio do celular e a aproximação do dispositivo com NFC da máquina de pagamento, seguindo as instruções exibidas na carteira digital.
Sem QR codes
A loja insere o valor do Pix no terminal, que se conecta ao celular para obter os detalhes da transação, eliminando a necessidade de QR codes. Neste momento, o recurso está disponível apenas para celulares Android e permite a escolha de contas vinculadas ao Google Wallet para finalizar o pagamento.
Como é?
O Pix por Aproximação via Google Wallet está disponível para clientes PicPay e C6 Bank e, em breve, será liberado para clientes Itaú. Pedro Romero, diretor de Wallet & Banking no PicPay, prevê um impacto positivo para o comércio, considerando que a aproximação facilitará o uso do Pix nos estabelecimentos. Segundo ele, isso pode até inverter a atual proporção de transações entre empresas e pessoas físicas, que era de 70/30 em julho.
Data
A implementação geral do Pix por Aproximação está prevista para 28 de fevereiro de 2025. As normas foram aprovadas pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional em julho, e a nova solução faz parte da iniciativa de open finance, facilitando a jornada de iniciação de pagamentos (JSR) sem a necessidade de acessar diretamente o aplicativo da instituição financeira do usuário. Esse processo ocorre por meio de iniciadores de pagamento, que realizam a transferência diretamente entre contas.
Regras
Além do Pix por Aproximação, o BC introduziu novas regras para aprimorar a segurança das transações, como limites para aparelhos desconhecidos e a possibilidade de pagamentos recorrentes agendados. Outra novidade é o “Modo Noturno” do Google Wallet, que restringe transações para contas de pessoas físicas desconhecidas entre 20h e 6h, uma medida que busca reduzir o risco de fraudes.
Aplicativos
Por fim, o Google anunciou o lançamento do botão "Pagar com GPay" em aplicativos de e-commerce, permitindo transações simplificadas dentro dos aplicativos parceiros. A integração, feita via API, elimina etapas intermediárias e aumenta a conveniência dos consumidores, consolidando ainda mais o uso do Pix em diferentes plataformas digitais.