Poupança deve voltar a ter rendimento pela regra antiga; entenda - Onde colocar o dinheiro?

Com uma Selic acima de 8,5% ao ano, poupança passará a ter retorno fixo de 0,5% ao mês + TR, ou 6,17% ao ano. Mesmo rendendo mais, investimento continuará perdendo para a inflação - Onde colocar o dinheiro?

Slide 6 de 6

Onde colocar o dinheiro?

Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Mesmo num cenário de Selic acima de 8,50% ao ano, a planejadora explica que a poupança continuará perdendo para outros investimentos de renda fixa como o Tesouro Selic, além de produtos como CDB, LCI e LCA, que acompanham o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e, consequentemente, a Selic, e que também são indicados para perfis conservadores uma vez que contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) para aplicações de até R$ 250 mil e também também costumam oferecer liquidez diária.

"São investimentos melhores, onde se pode ganhar mais que poupança, mas que exigem pesquisa e atenção aos prazos e condições. A taxa do CDB, por exemplo, tem que ficar acima de 90% do CDI para valer a pena sair da poupança, mas hoje a maior parte os grandes bancos por conta da chegada das corretoras estão pagando para os clientes bem próximo de 100% do CDI", afirma Lund.

Ela explica ainda que outra desvantagem da poupança é que a rentabilidade ocorre apenas uma vez ao mês (aniversário da aplicação), ao passo em que o dinheiro aplicado em Tesouro Selic e CDB tem correção diária. "Tem essa diferença que também faz você ganhar mais, porque ninguém olha data de aniversário para tirar dinheiro da poupança", diz.

Por ser isento de imposto de renda e pela facilidade na hora de aplicar e resgatar, o investimento em poupança segue recomendado, no entanto, para as pessoas com pouco dinheiro e que conseguem economizar apenas pequenas quantias a cada mês e para quem ainda não possui nenhum "fundo de reserva" para emergências.

Levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac) mostra que a poupança também tem representado uma opção melhor frente a fundos de renda fixa, principalmente sobre aqueles cujas taxas de administração sejam superiores a 1% ao ano.

Carregue mais
Tópicos
SEÇÕES