Este ano o Piauí deve produzir 10 milhões de garrafas de cajuína, a estimativa é da Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí (CAJUESPI), que prevê a melhora da safra de caju para 2014, depois de três anos consecutivos de baixas. O Festival da Cajuína deve levantar as vendas para esta temporada.
De acordo com o presidente da CAJUESPI, Lenildo Lima, os produtores estão animados com a produção de cajuína para este ano, pois sentiram uma melhora na safra de caju no final da temporada passada.
“Os nossos produtores investiram este ano, compraram máquinas e equipamentos, tudo para aumentar a produção e melhorar a qualidade da cajuína.
Ano passado a nossa Cooperativa produziu apenas 900 mil garrafas de cajuína, este ano esperamos 1,5 milhão de garrafas. Para todo o Piauí esta meta é de 10 milhões”, revela.
Atualmente a CAJUESPI possui cerca de 3 mil produtores no Piauí, em produção familiar e coletiva, mas apenas 800 devem participar da segunda edição do Festival da Cajuína em Teresina. “No Festival terão 47 estandes com os nossos produtores e já estamos em contato com vários municípios, que vão trazer caravanas para Teresina.
Precisamos colocar a cajuína em evidência. Nós teremos palestras, exposição de equipamentos, oficinas”, explica Lenildo A segunda edição do Festival da Cajuína acontece nos dias 14 a 16 de agosto no Parque Potycabana. O evento faz parte da programação dos 162 anos e deve reunir cerca de 30 mil pessoas.