A produção industrial aumentou em 11 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em outubro na comparação com setembro, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Produção Física ? Regional, divulgada nesta terça-feira (10). Os principais destaques foram Ceará, Pernambuco, Pará e São Paulo.
Os outros locais pesquisados que apresentaram resultado positivo na produção industrial foram: Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amazonas, Santa Catarina e Goiás. Na média nacional, a produção industrial aumentou 0,6% em outubro na comparação com setembro.
Na contramão da maioria dos locais com resultado positivo, tiveram desempenho negativo a Bahia, pressionada pelas perdas verificadas nos setores de produtos químicos e de veículos automotores, Região Nordeste e Rio de Janeiro.
Na comparação entre outubro de 2013 com o mesmo mês de 2012, sete dos 14 locais estudados pelo IBGE tiveram aumento na produção industrial. Os destaques foram Rio Grande do Sul (14,5%), Paraná (13,0%) e Ceará (11,8%) assinalando taxas positivas de dois dígitos. Outras regiões que registraram alta foram Santa Catarina, Amazonas, São Paulo e Pernambuco.
Por outro lado, quedas na produção foram registraras no Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, Região Nordeste, Pará, Goiás e Minas Gerais. Vale citar que outubro de 2013 (23 dias) teve um dia útil a mais que igual mês do ano anterior (22).