Rafael Fonteles destaca processo de reindustrialização do Piauí

Governador fez sua primeira visita oficial à indústria.

Governador visita indústria em Teresina | Raissa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

governador Rafael Fonteles visitou nesta segunda-feira, 30, a indústria Ferronorte, localizada no Polo Industrial Sul. Trata-se da primeira indústria visita ao Polo industrial e a empresa que tem plano de expansão.

"Estamos tratando do setor industrial junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com a Investe Piauí, que é  a agência de atração de investimentos, um processo de reindustrialização do Piauí a partir de incentivos, mas também de obras estruturantes", disse o governador, declarando que essa é uma pauta que está pleiteando junto ao Governo Federal.

Para o governador, há boas perspectivas e o objetivo é conversar com o setor in loco e também com empresários do setor durante reunião com a Federação das Indústrias.

"Vamos ouvir e apresentar algumas ideias para o setor industrial especialmente nesse novo mundo em que vivemos com a presença forte da tecnologia em todas as áreas. Queremos conversar e falar dos nossos planos para o setor industrial que é fundamental para agregar valor, crescimento econômico, emprego com maior remuneração.  A indústria pode representar muito para o desenvolvimento do Piauí", disse.

O governador destacou o plano ousado de criar 80 mil novas oportunidades e isso passa pelo apoio ao micro e pequeno empreendedor do campo e da cidade como também passa pela atração de grandes investimentos  normalmente industriais para o nosso estado", disse, reafirmando que esses investimentos industriais de médio e grande porte geram cadeias de pequenos negócios e desencadeiam empregos.

“Estamos pensando nas duas pontas, tanto o micro quanto o pequeno com apoio ao crédito, assistência técnica, conhecimento, formação de mão de obra qualificada, apostando muito no ensino técnico e também na política de atração de empreendimentos seja através  de parques empresariais que têm incentivos através de grandes obras de infraestrutura como ZPE, Porto de Luís Correia, a ligação norte e sul que é a grande fonte de exportação o Piauí tem, que é o setor de grãos", declarou Rafael, ressaltando que o Piauí dobrou volume de exportações em 2022 e 70% desse total são de grãos, claro que tem mel e cera de carnaúba, mas o grosso está no agronegócio região do Matopiba, em que a região dos Cerrados está inserida.

"Vamos falar da estratégia de agroindústria, da indústria 4.0, da tecnologia da informação. O nível dos alunos é elevado. Portanto, é natural que haja uma grande possibilidade do Piauí ser também celeiro na área de tecnologia da informação onde a pessoa pode trabalhar para qualquer empresa do mu do estando no Piauí. Estamos animados com essa perspectiva da agroindústria, da indústria tradicional como é o caso da Ferronorte e que vende para o Brasil todo. Temos que aproveitar os investidores que temos que têm plano de expansão para darmos suporte para eles também", disse.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES