Ranking coloca o Piauí entre os mais atrativos no mercado de gás natural

O RELIVRE avaliou 37 itens regulatórios em quatro vertentes: facilidade de migração, isonomia entre consumidores cativos e livres, comercialização e desverticalização.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O estado do Piauí foi apontado como um dos mais atrativos para a abertura de mercado de gás, segundo o Ranking do Mercado Livre de Gás (RELIVRE). O ranking foi elaborado com a participação de produtores (IBP e ABIPIP) e grandes consumidores (ABRACE) e avaliou aspectos legais e regulatórios de cada estado, apontando as melhores práticas e potenciais pontos de aprimoramento.

De acordo com o ranking, o Piauí ficou em 8º lugar entre os estados mais atrativos para o mercado de gás natural, ficando à frente de estados como Maranhão e Mato Grosso do Sul. Os estados mais atrativos foram Espírito Santo, Minas Gerais, Sergipe, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, respectivamente.

O RELIVRE avaliou 37 itens regulatórios em quatro vertentes: facilidade de migração, isonomia entre consumidores cativos e livres, comercialização e desverticalização. Entre esses itens, destaca-se a importância da isonomia de tratamento entre consumidores cativos e livres, a busca pela eficiência e promoção da competitividade na regulamentação sobre o comercializador e a diversificação de participação de novos agentes na cadeia através da desverticalização.

Ranking mostra o Piauí em destaque nas energias renováveis (Foto: Reprodução)A facilidade de migração também foi avaliada pelo RELIVRE, que aponta a necessidade de regras adequadas para que os agentes do mercado cativo possam migrar para o mercado livre sem limitações.

Com a abertura do mercado de gás, espera-se maior competitividade e oferta de preços mais acessíveis ao consumidor final. Os estados mais atrativos para o mercado de gás natural, como o Piauí, têm a oportunidade de desenvolver seu potencial econômico e se destacar nesse mercado.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES