O supervisor do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, informou ao G1, por volta das 13h desta segunda-feira (1º), que os contribuintes já podem fazer normalmente o download dos programas para a declaração do IR 2010, ano-base 2009. Mais cedo, o site havia enfrentado problemas de instabilidade.
No fim da manhã, em entrevista coletiva, a Receita apontou um "problema de rede" que atrasou um pouco a disponibilização do programa para declaração ao público. A Receita lançou, neste ano, um tira-dúvidas para o contribuinte, seção que reúne várias informações úteis ao contribuinte.
Na coletiva, Adir disse que, por mais que a Receita Federal trabalhe para evitar problemas no site, eles estão sujeitos a acontecer. "Não vai trazer nenhum prejuízo para o contribuinte, que vai ter mais 60 dias para fazer a sua declaração", disse ele. "Como toda parte de processamento é novidade, tivemos alguns problemas de queda de rede. Estamos apenas nas primeiras horas do primeiro dia.
Temos dois meses para entrega. Isso não muda o cronograma de entrega", disse mais cedo a coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita Federal, Maria Helena Cotta Cardozo.