O presidente da Renault do Brasil, Jean-Michel Jalinier, anunciou neste quinta –feira (10) o investimento de R$ 1 bilhão para o Brasil nos próximos três anos. De acordo com o executivo, a montadora entra em uma nova fase no Brasil de crescimento no mercado interno após a consolidação da marca nos últimos dez anos.
O último investimento havia sido também de R$ 1 bilhão e durou entre 2007 e 2009. Durante o anúncio, Jalinier destacou o lançamento do utilitário esportivo Duster que será lançado na Europa no ano que vem e chegará ao Brasil com novo nome e modificações específicas para o mercado brasileiro.
“Nossa equipe de engenharia e design está desenvolvendo um carro sob a mesma plataforma do Duster, mas queremos um carro diferente do que foi desenvolvido na Romênia.Quando vocês virem o carro me falarão qual vocês preferem”, brinca o presidente ao falar sobre a entrada da marca no segmento dominado pela Ford EcoSport.
Sobre o balaço de 2009, Jalinier disse que o ano foi um marco e que a Renault conseguiu nos últimos três anos atingir todos os seus objetivos, entre eles, passar a produzir mais de 100 mil unidades, estar entre as três montadoras com mais qualidade, instalar o centro de design e tudo isso com lucratividade.
Para 2010, a previsão é de que o mercado brasileiro atinja o mesmo patamar de 2009, graças ao incentivo do governo de prorrogar o desconto do IPI e a recuperação rápida da economia brasileira. “Antes do governo anunciar a prorrogação do IPI esperávamos um 2010 mais fraco do que 2009, agora refizemos a nossa previsão e acreditamos que mesmo em um ano de eleições o mercado irá bem”, afirma o presidente. “E se o Brasil ganhar a copa do mundo teremos chances de vender ainda mais.”