A Mineração Taboca S.A., responsável pela reserva de urânio na Mina de Pitinga, localizada no interior do Amazonas, foi adquirida pela estatal chinesa China Nonferrous Trade Co. Ltd. por US$ 340 milhões, aproximadamente R$ 2 bilhões. A transação, mediada pelo grupo minerador peruano Misur, que controla a empresa brasileira, foi concluída na terça-feira (26).
A Mineração Taboca é conhecida pela descoberta da reserva de urânio em 1979, na Vila Balbina, a 300 km de Manaus. Além do urânio, utilizado na geração de energia nuclear, a mina também explora cassiterita e columbita, e é a maior produtora de estanho refinado do Brasil.
Em comunicado oficial, a Mineração Taboca informou que a venda resultou na transferência de 100% das suas ações para a empresa chinesa. A empresa ressaltou que a aquisição representa uma "oportunidade estratégica de crescimento", destacando que permitirá à Taboca acessar novas tecnologias, aumentar sua competitividade e expandir sua capacidade produtiva.
A China Nonferrous Mining Co., uma das maiores empresas estatais produtoras de cobre do mundo, é especializada em mineração, processamento, hidrometalurgia, fundição pirometalúrgica e vendas, com destaque para suas operações na Zâmbia, na África.