No próximo dia 31, quinta-feira, será realizado o pagamento do quarto lote de restituição do Imposto de Renda, que também é o penúltimo lote a ser distribuído. Nessa fase, um total de 6.118.310 contribuintes receberá a restituição, com a Receita Federal efetuando a transferência de um montante total de R$ 7,5 bilhões.
Ao contrário dos lotes iniciais, que principalmente incluíam contribuintes prioritários e indivíduos que optaram pelo preenchimento prévio da declaração ou pela restituição via Pix, o quarto lote apresenta uma composição em que 94% dos beneficiários não possuem prioridade.
A restituição é depositada na conta bancária indicada no momento da declaração do Imposto de Renda. Se, por alguma razão, o contribuinte não receber o pagamento (por exemplo, devido ao encerramento da conta informada), o montante fica acessível para resgate no Banco do Brasil pelo período de um ano.
Nessas circunstâncias, é requerido reagendar o depósito da restituição através do Portal BB ou da Central de Relacionamento BB. Isso pode ser realizado por meio dos números de telefone 4004-0001 (para capitais), 0800-729-0001 (para outras regiões) ou 0800-729-0088 (um telefone especialmente dedicado a pessoas com deficiência auditiva).
Pessoas cujas declarações foram processadas e estão aguardando na fila de restituição, mas ainda não foram contemplados no quarto lote, estão programados para receber o montante no quinto e último lote, o qual será disponibilizado em 29 de setembro.