Os valores pagos para realização de testes de Covid-19 poderão ser deduzidos no Imposto de Renda 2022. De acordo com a Receita Federal, o exame realizado em laboratórios poderá ser declarado e deduzido, desde que comprovado o pagamento.
Por outro lado, o teste feito em farmácia, mesmo com nota fiscal, não poderá ser deduzido, assim como não poderão ser declarados exames feitos na rede pública de saúde.
A entrega das declarações do IR 2022 começa em março, em data que ainda será divulgada pela Receita Federal e para declarar, é preciso ter os comprovantes de pagamento dos testes feitos em laboratório.
Como declarar testes de covid-19 no IR 2022?
Na Declaração de Ajuste Anual da pessoa física (modelo completo), os testes de Covid-19 são declarados como “Despesas com Saúde” e relacionados na ficha de “Pagamentos Efetuados”, com o código 21 - Hospitais, Clinicas e Laboratórios no Brasil. No sistema, também deve ser preenchido o nome e o CNPJ da instituição e o valor pago.
Quais são despesas médicas consideradas pela Receita Federal?
Para a Receita, despesas médicas ou de hospitalização são os pagamentos efetuados a:
- Médicos
- Dentistas
- Psicólogos
- Fisioterapeutas
- Terapeutas ocupacionais
- Fonoaudiólogos
- Hospitais
- Exames laboratoriais
- Serviços radiológicos
- Aparelhos ortopédicos
- •Próteses ortopédicas e dentárias.
Comprovante é fundamental
É fundamental que o contribuiente tenha todos os comprovantes dessas despesas. Mesmo depois de efetuar a declaração, guarde os por cinco anos para o caso de cair na malha-fina e a Receita pedir a comprovação desses gastos.