Mais uma parceria do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Piauí (Sebrae-PI) promete ser um sucesso no desempenho do setor de confecções no Estado este ano.
Segundo a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Indústria da instituição, Mirna Rocha, o patrocínio do Sebrae à Piauí Fashion Week, que será realizado de 17 a 19 deste mês, no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, em Teresina, ocorre desde a primeira edição da semana de moda. A parceria investe na participação de empresas que mostram a moda de qualidade do Piauí.
Promovida pelo Sistema Meio Norte de Comunicação, a Semana de Moda é uma realização da Kalor Produções e da Villa Models e é considerada o maior evento de moda realizado no Piauí.
A parceria entre Sebrae e Piauí Fashion Week promove o desenvolvimento do setor de confecções, gerando mais renda e empregos. Além de ser uma oportunidade para as empresas de confecções divulgarem seu potencial e obterem amplo acesso ao mercado.
Mirna Rocha destaca a importância da Piauí Fashion Week para o Estado. Segundo ela, a Semana de Moda é um evento que promove um dos maiores encontros entre os apreciadores e fazedores da moda no Piauí. Isso, acrescenta ela, dá visibilidade para as marcas piauienses e para o polo de moda do Estado, além de possibilitar mais negócios às empresas do setor.
A gerente ressalta que o Sebrae auxilia na participação de empresas na Piauí Fashion Week através de ações que concedem o acesso ao mercado e promoção de eventos. ?Os empresários participam de projetos de apoio ao desenvolvimento do setor?.
Um desses projetos é o chamado Moda Teresina Acessórios e Confecções, que, de acordo com seu gestor, Libni Milhomem, a iniciativa possibilita aumentar a competitividade e lucratividade dos empreendedores individuais e microempresas.
Unindo os maiores empresários do segmento num só espaço, a Piauí Fashion Week reúne as mais importantes marcas de roupas e acessórios do Piauí e do Brasil.
Neste ano, além do patrocínio do Sebrae no Piauí, a Semana de Moda também conta com o apoio de importantes empresas, dentre elas, O Boticário, Imagem e Ação e Estruture Eventos.
Projeto beneficia micro e pequenas empresas
O Sebrae no Piauí está sempre beneficiando empreendedores de diversos segmentos através de projetos para fortalecer as micro e pequenas empresas. Com o projeto Moda Teresina Acessórios e Confecções não é diferente.
Segundo Libni Milhomem, o Moda Teresina é uma iniciativa na modalidade setorial e tem como público alvo os empreendedores individuais, pequenas e microempresas e potenciais empresários do segmento de vestuário e acessórios, incluindo bolsas, calçados e joias.
O projeto que começou no início de 2013 e vai até 2015, inclui as cidades de Teresina, Campo Maior e Pedro II, incrementando ações que possibilitem inovações nas empresas.
?As ações do projeto incluem ações específicas como: consultorias de gestão, palestras, oficinas, minicursos, capacitação de gestão tecnológicas, acesso ao mercado e a feira de ações como o Piauí Fashion Week?, afirma Libni.
O gestor do projeto ainda ressalta que o objetivo do Moda Teresina Acessórios e Confecções é ?transformar o empreendedor individual em pequeno empresário e depois em médio empresário?.
O projeto também conta com a função de formatar a prática de gestão dessas empresas, desenvolvendo ações, também, no designer dos produtos.
Segundo Libni, isso ajuda a crescer em gestão, a melhorar e diferenciar os produtos. O que significa que essas micro e pequenas empresas passam a ter um empenho maior em crescer, dando melhor visibilidade a sua marca.