Dados do relatório do Global Entrepreneurship Monitor 2020, apontam que 43,9 milhões de brasileiros são empreendedores. Devido a pandemia da Covid-19, houve uma redução na abertura de empresas e negócios no país.
No Piauí, o contexto foi diferente, a Junta Comercial do Estado do Piauí (JUCEPI) registrou a abertura de 4.094 empresas no primeiro semestre de 2021, o equivalente ao crescimento de 84% comparado ao ano anterior.
Dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) apontam que a indústria emprega no Estado 56.851 pessoas, o que representa 12,1% do emprego formal.
"É preciso ter um forte investimento público na tecnologia, ciência e pesquisa para se ter uma indústria mais pujante e desenvolvida. Acreditamos que é necessário maior incentivo para empreender no Estado, desburocratização e oportunidade de crescimento. Seguimos buscando e motivados em ter 2022 maior abertura de negócios, agilidade de processos e valorização dos empreendedores que são os maiores contribuintes para a movimentação econômica do nosso Estado", finaliza Andrade Júnior, presidente do CIEPI.