Sistema de 'pontos' para aposentadoria será mais rígido em 2025; veja critérios

A cada ano, o número de pontos aumenta, e a previsão é que, até 2028, os homens precisem de 105 pontos e, até 2033, as mulheres atinjam 100 pontos

Beneficiária do INSS | Jeane de Oliveira
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As regras de transição da Reforma da Previdência, aprovadas em 2019, ficarão mais rigorosas em 2025. O sistema de “pontos”, que soma a idade do trabalhador aos anos de contribuição ao INSS, terá um aumento. No próximo ano, serão exigidos 92 pontos para as mulheres e 102 pontos para os homens. A cada ano, o número de pontos aumenta, e a previsão é que, até 2028, os homens precisem de 105 pontos e, até 2033, as mulheres atinjam 100 pontos.

idade mínima para aposentadoria

Além do sistema de pontos, a idade mínima para aposentadoria também será alterada. Em 2025, as mulheres precisarão ter 59 anos e os homens, 64, além do tempo mínimo de contribuição. Para mulheres, serão necessários 30 anos de contribuição e, para homens, 35. Quem já esteve próximo de se aposentar antes da reforma pode optar pelas regras de pedágio, que cancelam o dobro do tempo que faltava para a aposentadoria na época da mudança.

cálculo do benefício

O cálculo do benefício segue a regra geral da Nova Previdência. O trabalhador recebe 60% da média de todas as contribuições feitas desde julho de 1994, com acréscimo de 2% a cada ano que ultrapassa 15 anos de contribuição, para mulheres, e 20 anos, para homens.

As mudanças fazem parte do ajuste gradual previsto na Reforma da Previdência. As atualizações no sistema ocorrem anualmente e visam suportar as condições para aposentadoria. O INSS orienta que os segurados acompanhem o simulador disponível no portal gov.br, que será atualizado para reflexão sobre as novas regras de 2025. Dessa forma, o trabalhador poderá visualizar quanto tempo ainda falta para se aposentar e o valor aproximado de seu benefício.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES