A Sony Ericsson divulgou nesta quinta-feira (19) um prejuízo inesperado para o quarto trimestre de 2011, pressionada por forte competição, desaceleração global e custos com reestruturação.
A companhia, que será integrada à Sony, perdeu a fase inicial dos celulares inteligentes que catapultou rivais como Apple e Samsung e agora está sendo atingida pela desaceleração do crescimento global.
Analistas afirmam que a fabricante de celulares terá um desempenho melhor sob o comando da Sony, que tem como objetivo integrar celulares em outros aparelhos eletrônicos.
A Sony Ericsson teve um prejuízo de 247 milhões de euros (US$ 316,57 milhões) no quarto trimestre ante uma expectativa de analistas de pequeno lucro no período.
Para todo o ano, a empresa teve um prejuízo de 243 milhões de euros, forçando a Ericsson a declarar que terá um impacto de 1,1 bilhão de coroas suecas (US$ 160,32 milhões) no lucro operacional do quarto trimestre.
"No quarto trimestre, os resultados refletiram intensa competição, condições macroeconômicas desfavoráveis e efeitos do desastre natural na Tailândia", disse o presidente-executivo da Sony Ericsson, Bert Nordberg, em comunicado.
A companhia informou que vendeu apenas 9 milhões de aparelhos no quarto trimestre, queda de 20% sobre o mesmo período do ano passado.