O Grupo Vanguarda, dono da rede de supermercados Carvalho Super e Carvalho Mercadão, subiu 40 posições no Ranking 2021 da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), que mede o faturamento das 500 maiores empresas do ramo no Brasil, com dados colhidos em 2020. De acordo com a publicação, em 2019, o Grupo Vanguarda ocupava o 102º lugar na lista. Ano passado, a rede já estava na 62ª posição, tendo faturado R$ 753 milhões em suas 24 lojas no Piauí e Maranhão.
O crescimento ocorreu um ano após a cisão com o Grupo Carvalho e em meio à pandemia do novo coronavírus. Van Fernandes, presidente do Grupo Vanguarda, atribui o aumento do faturamento ao planejamento iniciado assim que ocorreu a divisão com a empresa anterior. A supermercadista estava concentrada no plano do novo negócio com as questões da automação, inovação, treinamentos, o que foi fundamental para o sucesso em 2020.
Com o isolamento social, pegando o mundo inteiro de surpresa, o momento acabou sendo o ideal para que a rede piauiense implantasse o self-checkout (caixas de autoatendimento) e o e-commerce. “Meu planejamento me salvou num momento tão tumultuado para todos os segmentos e, mais ainda, para o supermercadista, porque tínhamos que estar ali de portas abertas tendo cuidados com tudo e com todos”, afirmou Van à publicação da ABRAS.
Antes da pandemia, a conta do Grupo Vanguarda no Instagram tinha uma seguidora: a própria Van. Atualmente, são 115 mil seguidores.
As informações são do site Piauí Negócios