O Piauí registrou aumento do número de empresas abertas em 2021 e Teresina concentra 80% do total de abertura de novos negócios na Junta Comercial do Estado. Somente neste ano, na capital, de janeiro a junho, foram abertas um total de 1.869 empresas.
Segundo Alzenir Porto, presidente da Junta Comercial do Piauí, houve um aumento considerável, pois no mesmo período de 2020, foram abertas 1.117 e em 2019, esse número chegou a 1.466.
"Percebemos que o crescimento do número de empresas registradas demonstra, na atual situação, um momento que precisa de atitude e as pessoas têm procurado investir mais recursos e tempo para organizar seus investimentos e realizar sonhos de abrir o próprio negócio", disse.
Comércio lidera
Alzenir explica que o setor de comércio lidera e citou também o ramo de alimentação que cresceu consideravelmente. A economia, segundo Alzenir, está aquecida e continua crescendo.
Para ela, o piauiense tem espírito empreendedor, principalmente entre os jovens. "É importante dar condições para que esses empreendedores vejam o Piauí como um estado de desenvolvimento e apto para receber novos investimentos", diz.
No balanço feito pela Junta Comercial, em 2021, foram abertas 1.425 microempresas e 310 empresas de pequeno porte e demais categorias foram registradas 134.
Atividade econômica principal
Comércio - 717.
Atividades profissionais, científicas e técnicas - 239.
Saúde humana e serviços sociais - 179.
Alojamento e alimentação - 95.
Atividades administrativas e serviços complementares - 127.
Construção - 117.
Informação e comunicação - 83.
Indústria de transformação - 55.
Outras atividades de serviços - 41.
Transporte, armazenamento e Correio - 55.
Educação - 39.
Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados - 31.
Artes, cultura, esporte e recreação - 32.
Atividades imobiliárias - 37.
Eletricidade e gás - 11.
Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura - 11.
Fonte/Junta Comercial.