Na Semana Santa, período de grande comercialização de produtos na Central de Abastecimento do Estado (Ceapi), os preços de alguns produtos registraram uma forte alta. Este foi o caso do tomate e da batata inglesa. Nesta semana, mesmo com uma pequena redução nos preços, o quilo desses produtos vem registrando um aumento considerável.
?Na semana passada na véspera do feriado teve o dia do tomate ser comercializado aqui na Ceapi até de R$ 5 o quilo. Esta semana iniciou com uma baixa nos preços e hoje estou comercializando o quilo a R$ 3,50, mas mesmo assim o consumidor acha caro e está mesmo?, explica o permissionário Juscelino José de Araújo que trabalha na Ceapi há 13 anos.
Basicamente, o tomate consumido no Piauí é produzido no Ceará e na Bahia, já a batata vem da região Sul do país, de estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. De acordo com o auxiliar técnico da Ceapi, João Cícero Lima, que é responsável pela cotação dos produtos no mercado, as chuvas foram responsáveis pela redução na oferta de batata e tomate na Ceapi.
?Por isso, as cotações foram elevadas em 60% e 100%, respectivamente. Quando temos uma grande procura por parte do consumidor e uma menor oferta é normal que haja esse aumento?, explica. Semanalmente, a Gerência de Mercado da Ceapi faz um levantamento com o preço de trinta produtos e revela aqueles que estão em alta. Ainda registrando aumento nos preços devido à entressafra João Cícero Lima destaca a banana, a laranja e o maracujá. (M.R.)