Urbanização cria oportunidades de negócios no Piauí

A profissão do urbanista fomenta a criação de vários negócios e possui boa demanda no Piauí

Urbanismo abre oportunidades de negócios no Piauí | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta segunda-feira (08), comemora-se o Dia Mundial do Urbanismo, a área que traz desenvolvimento para municípios, colaborando para o bem estarde toda uma população. Os fatores que integram um urbanista vão além de sua própria profissão, dando espaço para fomentar outros negócios e possuindo uma boa demanda no mercado de trabalho do Piauí.

Parque Lagoas do Norte, área exemplo em projetos de urbanismo (Foto: Divulgação)Impulsionado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, a profissão possui diversas ramificações para áreas de trabalho. Gerardo Fonseca, Conselheiro Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil explica sobre a formação de seu trabalho. “Nossa formação é muito abrangente quando nos prepara para atuar nos espaços desde o privado, até o público nas diversas escalas. Ou seja, somos habilitados, profissionalmente, para projetar um ambiente, uma edificação, um bairro e/ou uma cidade.” 

Gerardo Fonseca, Conselheiro Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Foto; Arquivo Pessoal)Direcionado  a organização estrutural do município, o urbanismo atrelado à arquitetura, possui a função de trazer melhor qualidade de vida para as pessoas.

“Um loteamento bem estruturado, um bairro mais humanizado e uma cidade com fluxos organizados nos garante qualidade devida. Esta é a nossa missão enquanto Arquitetos  e  Urbanistas”, expõe Gerardo.

Possuindo uma visão de quem está cursando a área, o jovem Eliton Almeida, estudante da Universidade Federal do Piauí (UFPI), é um exemplo da futura geração de urbanistas. O universitário discorre sobre a estrutura educativa do curso.

“Na área de urbanismo se estuda primeiramente a parte teórica como base das grandes civilizações do passado até aos dias atuais. Visto essa primeira parte teórica, mais à frente, na parte de urbanismo, partimos ao projeto de urbanismo.”

“O mercado de trabalho é mais tradicional, se vê a atuação de urbanistas de fato dentro de prefeituras e outras esferas do governo. Especificamente o urbanista, encontrará mercado nessas esferas. Essa é uma área bastante ampla, com uma gama enorme de especializações para exercer”, diz Eliton sobre sua perspectiva  do mercado de trabalho e sua amplitude.

Ainda com visão de mercado de trabalho, quem se desenvolve como um bom profissional tende a possuir mais espaço nas áreas ofertadas. Manuela Santiago, profissional formada em Arquitetura e Urbanismo, argumenta seu panorama sobre como se encontra o mercadona capital. “O mercado de trabalho voltado para a arquitetura está em ótimo momento. A casa virou uma protagonista em 2021, as pessoas se voltaram para casa. As pessoas pensam em detalhes, pensam em mobilidade. No momento o mercado está excelente.”

Mariana Santiago, profissional formada em Arquitetura e Urbanismo (Foto: Arquivo Pessoal)A arquitetura está estruturada juntamente com o urbanismo, a mesma possui uma disposição direcionada para espaços que garantam o conforto da população, seja para residências ou áreas de lazer, entre outros espaços criados para atender as pessoas.

É evidente que o urbanismo ocupa um espaço essencial na sociedade, garantindo por meio de planejamentos, o desenvolvimento de um município, acelerando a economia e dando movimentação para quem deseja abrir um negócio. De forma coerente, o bom planejamento de uma cidade, como a mobilidade urbana para o livre acesso de ir e vir, garante uma melhor possibilidade de locomoção garantindo compras, diminuição no gasto de combustível, entre outros fatores que integram melhor a facilidade da abertura de negócios.

O urbanismo se mostra uma “via de mão dupla”, onde o trabalho de amplificação gerado pelos profissionais da área garantem o acréscimo do serviço de empreendedores, expandindo o aumento na organização da cidade.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES