As vendas de veículos novos apresentaram expansão de 6% em julho, no confronto com o mesmo intervalo no ano passado, batendo o recorde para o mês com o emplacamento de 302,4 mil unidades, de acordo com os dados obtidos pela Folha nesta segunda-feira.
Já no confronto com junho, os licenciamentos de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões cresceram 15,1%.
As montadoras registram uma nova marca também no acumulado de janeiro a julho, com o emplacamento de 1,88 milhão de veículos, o que representa um acréscimo de 8,5% sobre igual período em 2009, que detinha o recorde até então.
FINANCIAMENTO
Após um ano e meio sem elevação, a taxa de juros para financiamento de automóveis e comerciais leves subiu em maio, para 1,43% ao mês, refletindo o aumento da Selic no final de abril, segundo os dados mais recentes divulgados pela Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras).
Entre janeiro e abril, a taxa tinha sido de 1,40% para empréstimos por meio do CDC (Crédito Direto ao Consumidor) para veículos novos e usados. Considerando todo o mercado --não só bancos de montadoras--, os juros subiram de 1,78% para 1,86%, após seis meses sem alta.