O mês de março não foi só de recordes na produção e nas vendas de carros nacionais. Os importados tiveram crescimento de 245% na comparação com março de 2009, segundo dados da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores). Frente a fevereiro, a alta foi de 60,7%.
Foram emplacadas 8.716 unidades no mês passado, contra 5.422 veículos em fevereiro. Um ano antes, 2.526 veículos.
José Luiz Gandini, presidente da entidade e também da Kia Motors, diz que o setor de importados acompanhou os bons resultados de vendas no mês.
- Em março, todo o setor automotivo brasileiro foi muito bem. Os carros importados acompanharam a tendência de alta e com muita consistência, por terem uma gama bastante ampla de oferta, tecnologia e preços competitivos.
A entidade considera que parte do aumento das vendas na comparação anual também está ligado ao maior número de empresas e importadoras que se associaram à Abeiva neste período. Em um ano, oito empresas se somaram às 14 que já faziam parte do grupo.
Na comparação sem as 14 marcas associadas em março de 2009, o aumento registrado no mês passado foi de 194,37% (7.424 unidades ante 2.522).
A Abeiva conta mensalmente as vendas de carros das marcas Aston Martin, Audi, BMW, Chana, Chery, Chrysler, Dodge, Effa Changhe, Effa Hafei, Hafei Motor, JAC, Jaguar, Jeep, Jinbei, Kia Motors, Land Rover, Pagani, Porsche, Spyker, SsangYong, Suzuki e Volvo.