O hobbie de cuidar de plantas caiu no gosto do brasileiro. Muita gente passou a ficar mais tempo em casa e acabou descobrindo essa 'valvula de escape'. Num gigantesco universo imposto a empresas na pandemia, não foram todos os setores que sofreram.
O setor de jardinagem foi um deles. O setor de flores e plantas fechou 2020 com crescimento de 10% garantido pelas vendas de plantas ornamentais e flores em vasos, e até março de 2021, alguns produtores registraram aumento de até 20% nos negócios e a expectativa é que o setor cresça até 5% neste ano. Os dados são do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor).
O curso de hortas em pequenos espaços da Embrapa, que passou a ser online, costumava ter 600 inscritos por ano. Em nove meses, recebeu 80 mil inscrições de todo Brasil. Tudo é gratuito.
E não são só as plantas ornamentais que estão fazendo sucesso.As plantas ornamentais vem ganhando mais espaços no quintal, na sala, no quarto, trazem bem-estar e ajudam os empresários nesse tempo difícil. Para a Ibraflor, 2021 pode trazer boas surpresas para o setor.