A Volkswagen planeja investimentos automotivos de aproximadamente 19,9 bilhões de euros (US$ 29,55 bilhões) nos próximos três anos, metade somente na Alemanha, afirmou a maior montadora da Europa nesta sexta-feira. Para o período entre 2010 e 2012, a expectativa de relação entre investimento/vendas é de 6% em média, informou a empresa em comunicado.
Aproximadamente 13,3 bilhões de euros desse investimento total em fábricas, propriedades e equipamentos serão destacados para modernização e expansão de sua gama de produtos. "Na área de conjunto motor e transmissão, gerações novas de motores serão apresentadas oferecendo melhorias adicionais em desempenho, consumo e emissão.
A capacidade da caixa de câmbio automática será alinhada com a demanda crescente", afirmou a empresa. Os 6,6 bilhões de euros restantes serão investidos em "tecnologias de produtos" nos próximos três anos. "Fora da fabricação, os investimentos estão planejados principalmente nas áreas de desenvolvimento, qualidade, fornecimento de peças originais e tecnologia da informação", explicou a montadora.
Incluindo outros 5,9 bilhões de euros em custos capitalizados de desenvolvimento --investimento de pesquisa e desenvolvimento que devem ser contabilizados como um ativo que perde seu valor com o tempo--- o investimento geral será de 25,8 bilhões de euros. Essa soma não inclui outros 4,4 bilhões de euros em investimentos sobre o mesmo período em suas duas joint-ventures chinesas, que ainda não estão totalmente consolidadas.