Uma elefanta asiática de 27 anos, chamada Rani, desmaiou e morreu no Zoológico de Saint Louis, no Missouri (EUA), após um cachorro de pequeno porte ter invadido a área dos elefantes, causando agitação entre os animais. O incidente ocorreu na sexta-feira (13) e a morte foi confirmada em comunicado oficial pelo zoológico na segunda-feira (16).
Os primeiros resultados da necropsia apontaram alterações preexistentes no coração de Rani, e mais testes estão sendo realizados para entender melhor o significado dessas alterações. Segundo o comunicado, Rani faleceu cerca de 30 minutos depois que o cachorro foi avistado na área próxima ao abrigo dos elefantes, conforme relatado.
A presença do cachorro perturbou um dos elefantes do lado de fora, levando os cuidadores a agirem rapidamente para transferir o elefante para um abrigo e afastá-lo da agitação. Durante esse incidente ao ar livre, Rani estava em seu recinto, jantando, e não chegou a avistar o cachorro.
O estresse causado pelas vocalizações dos outros elefantes levou Rani a ficar agitada e, em um curto período, ela desmaiou. Mesmo com os esforços da equipe de cuidados com elefantes e saúde animal para reanimá-la, Rani não pôde ser salva. O cachorro, que entrou no zoológico por volta das 15h40, foi contido e entregue a um abrigo.
O Zoológico de Saint Louis lamentou profundamente a perda de Rani, descrevendo-a como um membro especial do grupo de elefantes do zoológico. Os elefantes asiáticos são classificados como ameaçados de extinção, e o zoológico se empenha na conservação da espécie, dada a diminuição da população desses elefantes.
Com informações da Folhapress