Elon Musk afirmou que a Starlink, empresa de internet por satélite da qual é dono, vai doar mil terminais para socorristas do Rio Grande do Sul. A ação foi anunciada na rede social do bilionário, o X, antigo Twitter. O post foi feito em resposta ao vídeo da modelo Gisele Bündchen, publicado em seu Instagram, onde pede doações para seu estado. Musk afirma que o uso dos terminais será gratuito até que a região se recupere dos efeitos das chuvas.
COMO É O FUNCIONAMENTO: O terminal da Starlink permite que o usuário se conecte à internet via satélite, sem necessidade de conexão via cabos. O equipamento tem um preço fixo de R$ 2.000 independentemente do plano contratado, que pode ir de R$ 184 para residências até embarcações
ATUAÇÃO DA EMPRESA NO BRASIL: A empresa de Musk quase triplicou de tamanho no país em menos de dois anos. Dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mostram que, entre maio de 2023 e fevereiro deste ano, a companhia passou de 57.605 acessos à banda larga via satélite para 149.615 (260% de crescimento), a maior parte em regiões mais afastadas, como a Amazônia e o Centro-Oeste.
SITUAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL: O mais recente boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualiza o número de vítimas dos temporais que afetam o estado. Agora, o total de mortos subiu para 107, com um óbito em investigação. Além disso, há 136 pessoas desaparecidas e 374 feridos registrados até a atualização desta quinta-feira, 9 de maio. Há 232,1 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 67.542 em abrigos e 164.583 desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos).