O incêndio no Parque Nacional do Itatiaia já dura mais de 24 horas e ainda não há previsão de controle. Segundo o Corpo de Bombeiros, a área afetada é de aproximadamente 150 hectares. Para entender melhor a extensão da área incendiada, os 150 hectares equivalem a 150 campos de futebol, já que 1 hectare é aproximadamente igual a 1 campo, com 10 mil metros quadrados cada.
O incêndio começou na tarde de sexta-feira (14), justamente no dia em que a reserva completou 87 anos - o Itatiaia é o parque nacional mais antigo do Brasil. O combate às chamas envolve equipes do Corpo de Bombeiros, Exército, ICMBio, brigadas voluntárias treinadas para esse tipo de situação, e da Parquetur, concessionária que administra o local.
Conforme o Corpo de Bombeiros, as equipes enfrentam dificuldades para controlar as chamas em áreas de difícil acesso, entre o Morro do Couto e a Pedra do Camelo, na parte alta do parque.
A administração da reserva informou que a parte alta do parque permanecerá fechada para visitas até, pelo menos, segunda-feira (17). As causas do incêndio serão investigadas por meio de perícia após a extinção das chamas.
SOBRE O PARQUE
O Parque Nacional do Itatiaia, criado em junho de 1937, foi o primeiro parque nacional do Brasil, segundo o ICMBio. Localizado na Serra da Mantiqueira, abrange os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, próximo à divisa com São Paulo, englobando os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG).
Inicialmente com cerca de 12 mil hectares, foi ampliado para 28 mil hectares em setembro de 1982. O parque é conhecido por suas montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com 2.791,5 metros de altitude, o quinto maior do país.