O prefeito Firmino Filho cumpre agenda hoje (28) e amanhã (29) em Brasília. O chefe do executivo municipal busca recursos para intervenções de drenagem do Portal da Alegria, na zona Sul de Teresina, investimentos para programas ligados ao esporte. Ele também discute financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), no valor de US$ 45 milhões.
Os recursos oriundos da operação de crédito com a CAF serão utilizados em diversas obras e engloba ações em quatro eixos: mobilidade urbana; requalificação urbana e ambiental; modernização institucional e gestão. “Já tivemos a liberação da Secretaria do Tesouro Nacional para darmos continuidade às negociações com a CAF. Esperamos assinar o contrato no primeiro semestre do próximo ano e ter a liberação dos recursos. Esses investimentos são importantes porque vão ser aplicados em diversas áreas da nossa cidade”, disse o prefeito.
Entre as obras e ações estão que devem ser feitas com recursos da CAF, está a construção de 6,8km da Via Marginal Rio Poti Sul; construção de 22km de ciclovias para integração para integração com outros 42km e elaboração do Projeto Executivo do Sistema de Ciclovias da cidade, com extensão de 200km; obras de acessibilidade e readequação das calçadas do Centro, com extensão de 56km; requalificação da Vila da Paz, incluindo obra de drenagem e urbanização do Parque Linear e construção de equipamentos esportivos, infraestrutura urbana e paisagística; aumento da cobertura vegetal na cidade, com distribuição de 100 mil mudas de plantas; além do Programa de Modernização da Administração e da Gestão Tributária de Teresina (PMAT).
Junto à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, ligada ao Ministério das Cidades, Firmino Filho negocia a liberação de recursos para obra do Portal da Alegria. A intenção é que a intervenção seja feita com recurso do Orçamento Geral da União. O investimento é de R$ 70 milhões e prevê a construção de três piscinões, galeria fechada e galeria aberta.
“Desde 2014, estamos buscando recursos junto ao Governo Federal para a realização dessa obra, que é de suma importância da região do Torquato Neto. Temos essa audiência com o secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Henrique Pires, que se mostrou sensível a causa e disposto a nos ajudar”, comentou o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Erick Amorim, que acompanha o prefeito em Brasília.
Em Brasília, Firmino Filho também discutirá a operacionalização do Centro de Judô Sarah Menezes e o Centro de Iniciação Esportiva, ambos na zona Leste. O prefeito tenta também, junto ao Ministério dos Esportes, a retomada do Programa Segundo Tempo.