Pelas ruas da capital do Piauí, Teresina, é fácil encontrar carros abandonados e expostos em frente às oficinas mecânicas. Em alguns casos, os veículos acabam prejudicando moradores, pedestres e condutores de veículos que trafegam pelas estreitas ruas do município.
De forma irregular, eles chegam a ocupar uma via, não restando outra alternativa aos motoristas, a não ser invadir a contramão. Outros, são, no período chuvoso, um atraente ponto de encontro de insetos que provocam doenças.
Nas ruas do bairro Santa Luzia, zona Sul de Teresina, por exemplo, carcaças de veículos compõem um cenário desagradável e prejudicial à população. Lixo, esgoto e ferro-velho ocupam o espaço destinado aos pedestres. A população, inconformada com a situação, denuncia o descaso.
"As sucatas estão tomando de conta. Não há espaço para circulação de carros e nem de pedestres, principalmente nas ruas Santa Efigênia e Jacob Martins, mas em geral é no bairro inteiro", informou o morador Luzinaldo Soares.
Por meio de ligação, o Jornal Meio Norte entrou em contato com dois estabelecimentos que possuem veículos estacionados nas vias do bairro Santa Luzia. Os proprietários dos empreendimentos preferiram não se pronunciar.
A Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD Sul), através de sua Gerência de Fiscalização, informou que as notificações referentes à obstrução e ocupação do espaço público geram multas que variam de R$ 694 a 4.300. Além disso, por meio de nota, garante que as equipes técnicas realizam vistorias diariamente para notificar tudo que foge ao código de postura do Município.
"Caso a equipe ainda não tenha ido ao local, o usuário pode protocolar uma denúncia junto a SAAD Sul, agendando seu atendimento através do número (86) 9 9499 0567", comunica a SAAD Sul.