Em um ano, planos de saúde ganham quase 20 mil beneficiários no Piauí

Aumento foi de 5,9% entre setembro de 2020 e setembro de 2021; para a FenaSaúde, crescimento reflete a preocupação cada vez maior dos brasileiros com a saúde.

tyi | ry
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os planos de saúde ganharam 1,9 milhão de novos beneficiários desde junho de 2020 em todo o país, segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) sobre o comportamento do mercado durante a pandemia. Em junho do ano passado, o sistema contabilizava 46,7 milhões de beneficiários, o patamar mais baixo de 2020. Em setembro deste ano, o número chegou a 48,6 milhões.

O Piauí está entre os cinco estados brasileiros com maior alta no número de beneficiários de planos de saúde: 19,9 mil entre setembro de 2020 e setembro de 2021. O Estado agora conta com 359,1 mil usuários de planos de saúde, uma alta de 5,9% no período. Com isso, 5,9% da população piauiense contam com cobertura de plano de saúde privado.

Para a FenaSaúde, entidade que representa os 15 maiores planos do país, é fundamental incentivar esse crescimento, a fim de garantir que mais pessoas tenham acesso à saúde suplementar. E isso passa por mudanças profundas no Marco Legal da saúde suplementar que está em discussão no Congresso Nacional. Entre elas, maior segmentação, com mais modalidades de cobertura; novos modelos de franquias e coparticipação; e mais liberdade para a comercialização de planos individuais, com regras competitivas para preços e reajustes.

Em um ano, planos de saúde ganham quase 20 mil beneficiários no Piauí (Foto: Reprodução)

"Outro ponto importante é diversificar e ampliar os tipos de coberturas que podem ser oferecidos, a chamada modulação de produtos, pois hoje são apenas cinco opções, restringindo a criação de opções adequadas para o perfil de cada família ou empresa", ressalta a diretora executiva da FenaSaúde, Vera Valente.

Sobre a FenaSaúde

A FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) é uma entidade sem fins lucrativos que representa 40% do mercado de planos e seguros privados de assistência à saúde e exclusivamente odontológicos. São filiadas da entidade as empresas Allianz Saúde, Amil, Bradesco Saúde, Central Nacional Unimed, Gama Saúde, Golden Cross, Itauseg Saúde, Metlife Planos Odontológicos, NotreDame Intermédica, Odontoprev, Omint, Porto Seguro, Sompo, SulAmérica e Unimed Seguros Saúde.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES