Empresa demite oito trabalhadores que protestaram contra salários atrasados

A ex-funcionária acredita que a demissão teve caráter político, já que costumava cobrar o pagamento em dia durante os 18 meses em que trabalhou na empresa

Empresa R7 Facilities | Reprodução Empresa R7 Facilities | Foto: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Funcionários da empresa R7 Facilities, que presta serviços a ministérios e órgãos públicos, foram demitidos na última semana após protestarem contra atrasos nos pagamentos. Segundo apuração, ao menos oito pessoas foram convidadas a assinar cartas de demissão. Uma ex-funcionária relatou à reportagem que foi surpreendida com a demissão no dia 15.

A ex-colaboradora, que teve a identidade preservada, afirmou que questionou a motivação da demissão, mas não obteve respostas claras. “Inicialmente, eu me neguei até que aparecesse alguém do setor de Recursos Humanos. Depois, assinei, porque a informação que recebi era de que, se não assinasse, eles iriam executar a demissão mesmo assim”, explicou. Ela segue desligada da empresa, sem informações sobre o pagamento de rescisão e outros benefícios.

Protesto e represália

A ex-funcionária acredita que a demissão teve caráter político, já que costumava cobrar o pagamento em dia durante os 18 meses em que trabalhou na empresa. “Sempre fui muito incisiva em cobrar que o pagamento fosse feito no dia certo. Os funcionários que davam trabalho foram escolhidos para serem demitidos”, afirmou. Ela relatou que, no período, houve atrasos salariais em quatro ocasiões.

No dia 13 de janeiro, funcionários da R7 Facilities protestaram em frente ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDH) devido ao atraso nos salários. Eles se reuniram com a deputada Érika Kokay (PT-DF) e lideranças sindicais. Após as demissões, o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) emitiu nota de repúdio, classificando o ocorrido como retaliação.

Posicionamento da empresa

Em nota publicada nas redes sociais, a R7 Facilities negou haver demissões em massa e afirmou estar comprometida com seus colaboradores. “Enfatizamos que seguimos comprometidos em oferecer o nosso melhor para cada um de nossos colaboradores, clientes e fornecedores”, disse a empresa. A R7 também reforçou que mantém suas operações no mesmo endereço há cinco anos.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com