Com o início da retirada gratuita de passagens para os eleitores que votam em outros municípios, o Terminal Rodoviário Governador Lucídio Portella, em Teresina, já registra um fluxo alto de pessoas nas primeiras horas da liberação dos bilhetes para viagens.
O Governo do Piauí decretou a gratuidade do transporte intermunicipal no 2º turno das eleições. Em documento publicado no Diário Oficial de segunda-feira (24), a governadora Regina Sousa (PT) autoriza que o transporte seja de graça das 4h do sábado (29) até as 12h da segunda-feira (31).
Para usar o transporte de graça neste período o passageiro precisa apresentar:
- Título de eleitor, e-título ou, alternativamente, qualquer meio idôneo, físico ou eletrônico, que comprove a identidade e o local de votação do usuário;
- Quando da saída do município onde o eleitor tem domicílio eleitoral, comprovante de votação e prévia utilização da gratuidade para o trecho de ida.
Empresas intermunicipais começam a emitir passagens para voto no 2º turno - Foto: Ananda Soares
O decreto ainda estabelece que as concessionárias e permissionárias dos serviços de transporte intermunicipal serão devidamente ressarcidas dos custos que tiverem em razão da gratuidade, na forma e no cálculo a serem definidos pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans).
No requerimento devem ser apresentadas as cópias das passagens emitidas, especificando a identificação de cada usuário-eleitor.
Empresas intermunicipais começam a emitir passagens para voto no 2º turno - Foto: Ananda Soares
A dona de casa Valmira Marques de Pinho mora em Teresina e vai votar na cidade natal, São Miguel Tapuio, que fica localizada a 228 km da capital. Valmira contou ao Meionorte.com que costuma pagar R$120 reais em uma única passagem.
"Como eu trabalho em casa, acho um valor muito alto para ir votar. Dessa vez, não vou justificar e vou fazer essa viagem para escolher nosso presidente, gostei muito dessa decisão”, falou.
O agricultor Raimundo Rodrigues dos Santos, de 62 anos, adquiriu as passagens na rodoviária com destino ao município de Elesbão Veloso, distante 165 km de Teresina. A espera para conseguir os bilhetes durou quase três horas. “Cheguei por volta das 6 horas da manhã e já tinha muita gente. Enfrentei a fila e consegui a passagem de ida e volta para votar na minha cidade”, contou
O dentista Pedro Constâncio, de 23 anos, também não deixou para última hora e enfrentou uma longa fila para garantir uma passagem para a cidade de Fronteiras, distante 410 km de Teresina. “Vou pegar o ônibus amanhã, por volta das 14h. Gostei da iniciativa porque ela incentiva o voto. A passagem gratuita vai diminuir, acredito, o número de abstenções, o que é relevante para nós”, explicou.
Irene Saraiva, gerente de fiscalização da Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), esclareceu que há diferença no funcionamento gratuito dos transportes semi-urbanos e dos intermunicipais para os passageiros.
"O semi-urbano vai funcionar apenas no domingo. As pessoas que forem viajar no raio de 100 km da Grande Teresina irão pegar o transporte no próprio domingo, nos pontos de partida. Quanto aos intermunicipais, as passagens começaram a ser emitidas hoje, para viagens que começa a partir das h horas da manhã. Estaremos aqui para ajudar os passageiros em caso de algum problema", disse.