Dezenas de barbeiros reunidos para obter conhecimento e melhorar a técnica de trabalho. Assim foi um encontro realizado no Movimento Pela Paz na Periferia - MP3, que contou com workshop e um campeonato de barbearia neste domingo (18).
Pela manhã, os profissionais ouviram palestras de pessoas que atuam na área, com dicas técnicas de cortes e cuidados com a barba. O empreendedorismo também foi pauta das conversas, pois o mercado de barbearia está em alta. À tarde, aconteceu o campeonato, para a escolha do melhor corte.
Maurício Barber, organizador do evento, diz que essa é uma boa oportunidade de melhorar a mão de obra da capital. “O MP3 abriu as portas para nós. Hoje trazemos esse evento de barbearia, que é uma área que está crescendo e retornando recurso para muitos jovens, que hoje podem se manter e ajudar a família. Aqui é uma capacitação onde eles vão pegar técnicas, conhecimentos mais profundos e instruções sobre novos penteados, além dos clássicos. Eles vão aprender a fazer um corte perfeito”, conta.
Um dos palestrantes foi o barbeiro profissional Robson Kaetano. Ele aponta a barbearia como um meio efetivo de inclusão social. “Eu vejo um crescimento enorme em Teresina de uma forma positiva, porque está tirando a galera da droga. Você se apaixona pela profissão e arruma um meio de vida. Eu faço isso porque comecei de baixo, tive problemas e isso me ajudou muito a crescer. Faço por amor e para ajudar o próximo”, revela.
Jefferson Café foi um dos barbeiros a participar do encontro. Ele trabalha há um ano como barbeiro e traz um saldo positivo. “Estou gostando. É produtivo, gosto da ideia. É um mercado aberto e amplo para quem quer realmente trabalhar. Se a pessoa conseguir clientes, crescer no mercado, se aperfeiçoar e dar um bom serviço, com certeza vai se dar bem”, finaliza. (L.A.)