No último fim de semana, o Parque Lagoas do Norte recebeu uma prova de que a cultura popular vive e se renova na capital. O espaço abrigou uma reunião de cores, sons, dança e tradição durante o 15º Encontro de Bois de Teresina, que reuniu vários grupos de Bumba-Meu-Boi e quadrilhas.
Promovido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o Encontro de Bois de Teresina é um evento sem caráter competitivo e tem como objetivo a valorização do folclore, o amadurecimento e fortalecimento da cultura regional.
Durante dois dias, 12 grupos se apresentaram no anfiteatro do Parque Lagoas do Norte para uma multidão, comprovando que a tradição da brincadeira de boi em Teresina permanece viva. Os grupos são de vários cantos da cidade, além de Timon.
“A festa atendeu todas as expectativas, principalmente com a participação das famílias, com crianças e idosos. Temos grupo de boi com mais de 70 anos que se apresentou e isso mostra como a cultura permanece viva e passa de geração em geração”, destaca o presidente da FMC, Luis Carlos Alves.
Além dos grupos de boi-bumbá, o evento contou com a presença de duas quadrilhas, uma em cada dia, que abrilhantaram ainda mais a festa.