Enem 2022: mais de 700 policiais reforçam a segurança durante as provas

Os portões dos locais de prova são abertos às 12h e fecham às 13h, e não é permitido entrar após o fechamento dos portões

Candidatos participam do 2º dia de provas do Enem neste domingo | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Matéria atualizada às 12h45

Segundo dia prova do Enem 2022 e a operação deslocou, na manhã deste domingo (20), mais de 700 de policiais em todo o estado para reforçar o policiamento durante as provas.

As equipes de plantão contam com  91 viaturas para a modalidade de patrulhamento, sendo 58 nas ruas da capital e 33 nas cidades do interior do Piauí, 1 em cada cidade de aplicação de provas neste segundo final de semana de Enem. 

Na sede da secretaria já está funcionando o Centro de Comando e Controle do Enem. O major Audivam Nunes é coordenador desta operação.

Expectativa grande entre os candidatos

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 fazem hoje (20) as provas de matemática e de ciência da natureza, que engloba química, física e biologia. Cada uma das provas tem 45 questões objetivas. As provas serão aplicadas em mais de 1,7 mil municípios nas modalidades impressa e digital. Nas duas modalidades, as questões são iguais.

Os portões dos locais de prova são abertos às 12h e fecham às 13h, e não é permitido entrar após o fechamento dos portões. Com cinco horas de duração, as provas começam às 13h30 e terminam às 18h30, no horário de Brasília.

Para fazer o exame, é obrigatório apresentar documento de identidade com foto e ter uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. No Enem digital, as respostas são dadas no computador, mas os participantes recebem uma folha de rascunho para fazer os cálculos à mão, por isso, a caneta é também necessária no segundo dia de prova.

Candidatos participam do 2º dia de provas do Enem neste domingo - Foto: Ananda Soares

Entre as identificações aceitas estão a carteira de habilitação (CNH), o passaporte e a carteira de trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. A novidade desta edição é que são aceitos os documentos digitais com foto do e-Título, CNH digital e RG digital. Eles devem ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais Não serão aceitas fotos da tela do celular.

A máscara de proteção facial é obrigatória, exceto nos estados ou municípios onde o uso do item em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.

É recomendado ainda que os participantes levem água e lanche, já que a prova tem longa duração. Também é aconselhável levar no dia do exame o cartão de confirmação da inscrição, que traz, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.

Caso necessite comprovar que participou do exame, o estudante pode, também na Página do Participante, imprimir a declaração de comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração, que deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala, serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

No primeiro dia de Enem, os participantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Cerca de 2,5 milhões, ou seja, 73,3% dos 3,4 milhões de inscritos compareceram ao exame.

Piauí tem 2º maior índice de presença no 1º dia de provas

O Piauí registrou, no domingo (13), a segunda maior taxa de presença no primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Piauí teve 83.445 inscritos, sendo que 62.522 compareceram aos locais de aplicação, representando 74,9% de presença, ficando acima da média nacional, que ficou em 72,1%.

Em primeiro lugar ficou o estado de Sergipe, com percentual de 76,2%.

Gabarito 

Os gabaritos das provas serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 23, online.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES