Estudantes de Lizarda, no leste do Tocantins, enfrentaram uma situação inesperada neste domingo (3) a caminho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Com a prova agendada para a cidade de Novo Acordo, os jovens enfrentaram dificuldades ao longo da estrada de terra, onde o ônibus escolar acabou atolado. Determinados a não perder o exame, os estudantes desceram e empurraram o veículo, registrando o momento em vídeo.
De acordo com Amanda Reis, uma das candidatas que fará o Enem para definir seu futuro acadêmico, o grupo enfrentou grande angústia. "Lizarda é uma cidade do interior bem distante, as estradas são bem precárias. Essa situação bem no dia do Enem acaba desanimando nós estudantes. Passar por essa situação foi bem angustiante e estressante, pois fiquei com medo de perder a prova que decidirá o meu futuro", disse ao g1.
O ônibus saiu de Lizarda às 3h40 e atolou por volta das 6h50. Após o esforço conjunto, os estudantes conseguiram chegar a Novo Acordo às 8h30, a tempo de se preparar para a prova, que começou às 13h30. Como Lizarda não possui locais de aplicação do Enem, os alunos precisam viajar para cidades vizinhas, como Novo Acordo, com transporte oferecido pelo município.