Com novo ministro da Educação, Malvina Tuttman se demite da Presidência do Inep

Saída foi decidida após reunião com o ministro Aloizio Mercadante

A ex-presidente do Inep Malvina Tuttman (Foto: Valter Campanato | Agencia Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Após reunião nesta quinta-feira com o novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman, deixou o cargo. O Inep é o responsável pela elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova que tem sido alvo de críticas por falhas na impressão de caderno, furto de gabaritos e vazamento de questões.

"Vivi intensamente o Inep e nele aprendi com os meus colegas o valor de ser Inepiana. Saio fisicamente desse importante instituto, mas me sentirei sempre presente em cada sonho realizado e em cada ação desenvolvida pelos servidores do Inep. Para avançar na educação, o Brasil precisa de um Inep forte e o Instituto está pronto para cumprir este desafio", disse a presidente demissionária em nota.

Pela manhã, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, já havia anunciado que também deixaria a pasta. Segundo Lacerda, quem iria assumir o cargo é César Callegari, integrante do Conselho Nacional de Educação.

Na semana passada, o MEC negou que a substituição fosse motivada pelos problemas na última edição da prova, como o vazamento de 14 questões do pré-teste em uma escola do Ceará e os erros na correção de mais de 100 redações.

Malvina Tuttman ficou no cargo por apenas um ano. A ex-reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) assumiu a presidência do Inep com o desafio de tentar recuperar o Enem após sucessivas falhas nas edições de 2009 e 2010. Ela substituiu José Soares Neto, que também comandou o órgão por um ano, período em que houve o erro na impressão dos cadernos.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES