Chegou a reta final das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e os interessados em participar têm até esta sexta-feira (16) para se inscreverem. O certame está programado para ocorrer nos dias 5 e 12 de novembro, e realizar o cadastro é simples: basta acessar a Página do Participante. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 21 de junho.
O edital com o cronograma e as regras para o Enem 2023 foi publicado no início deste mês, trazendo informações essenciais para os candidatos. Além de apresentar as datas e os horários das provas, o documento detalha os documentos necessários para a realização do exame, bem como as obrigações do participante, incluindo as situações que podem levar à eliminação.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) também divulgou critérios para a correção das provas e os procedimentos a serem seguidos por pessoas que necessitam de cuidados especiais durante o concurso. Essas diretrizes visam garantir que todos os participantes tenham condições justas e igualitárias para realizar o exame.
Após a realização das provas objetivas, os gabaritos serão disponibilizados no dia 24 de novembro, por meio do portal do Inep. Já os resultados individuais, que serão aguardados ansiosamente pelos participantes, serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024, também no site oficial do Enem.
Através do Enem, o participante poderá alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais, tendo acesso a diversas instituições de ensino em todo o país. Aproveite as últimas horas e faça sua inscrição agora mesmo. Prepare-se para esse importante desafio, que abrirá portas para um futuro repleto de possibilidades.
Cronograma do Enem 2023
Inscrições: de 5 a 16 de junho
Pagamento da taxa de inscrição: 5 a 21 de junho (no boleto bancário. pagamento no pix e no cartão de crédito devem ser feitos período de inscrição)
Aplicação Enem 2023: 05 e 12 de novembro
Aplicação Enem PPL 2023/Reaplicação: 12 e 13 de dezembro
Divulgação do Gabarito: 24 de novembro
Resultados: 16 de janeiro de 2024