O prazo para solicitar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 encerra nesta sexta-feira (17). Conforme estipulado no edital, candidatos que enfrentaram dificuldades logísticas ou foram afetados por doenças infectocontagiosas têm o direito de requerer a reaplicação das provas, agendadas para os dias 12 e 13 de dezembro.
A possibilidade de solicitação se estende aos candidatos que não puderam concluir alguma etapa das provas nos últimos dias 5 e 12, bem como aos estudantes ausentes devido à distância superior a 30 quilômetros da residência informada.
Entre as doenças citadas no edital do Enem que permitem que o participante solicite a reaplicação estão:
- Tuberculose;
- Coqueluche;
- Difteria;
- Doença invasiva por Haemophilus influenzae;
- Doença meningocócica e outras meningites;
- Varíola;
- Varíola dos macacos (monkeypox);
- Influenza humana A e B;
- Poliomielite por poliovírus selvagem;
- Sarampo;
- Rubéola;
- Varicela;
- Covid-19.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca que os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, os quais serão analisados individualmente pelo Inep.
No que se refere a problemas de infraestrutura ou logística, são consideradas situações como a falta de energia elétrica no local de prova, erros na aplicação, desastres naturais que impossibilitem a realização do exame ou falhas no dispositivo eletrônico fornecido ao participante. No caso de ausência devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações com base nas ocorrências registradas.
COMO PEDIR A REAPLICAÇÃO
Para requisitar a reaplicação, o candidato deve acessar a Página do Participante no site do Inep e realizar o login utilizando a conta gov.br. No portal, é obrigatório que o estudante insira documentos comprobatórios (no caso de doença), os quais devem estar legíveis.
- Nome completo do participante;
- Diagnóstico com a descrição da condição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10);
- Assinatura do profissional de saúde com o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente;
- Data de atendimento.