Você sabe como proceder quando se é diagnosticado com o COVID-19 e precisa fazer o isolamento domiciliar? Que medidas e cuidados devem ser tomados? São muitos os questionamentos, e por isso, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), elaborou algumas orientações para quem necessita fazer o isolamento domiciliar e como ele deve ser realizado.
Ao permanecer em casa e adotando alguns cuidados, é possível minimizar o risco de transmissão do vírus SARS-CoV-2, agente causador da doença COVID-19. Esta é uma das medidas adotadas para o enfrentamento do Novo Coronavírus.
Segundo o Ministério da Saúde, os casos suspeitos da COVID-19 devem ficar em isolamento domiciliar, até o recebimento do resultado dos exames.
De acordo com a Vigilância Sanitária do Estado, é imprescindível que todos os familiares, cuidadores e contratantes adotem as ações preventivas diárias. “Casos confirmados, aqueles considerados leves, podem não necessitar de hospitalização, sendo possível a adoção de medidas restritivas individuais de isolamento e quarentena domiciliar, com restrição de contatos com pessoas e ambientes externos”, destacou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.
Veja abaixo, as orientações da DIVISA:
- Manter distância mínima entre o paciente e demais moradores do domicílio de 1 metro;
- Ficar de preferência em um quarto com banheiro, com a porta fechada e janelas abertas;
- O paciente deve sair desse isolamento somente em caso de necessidade;
- Os cuidadores devem usar a máscara antes de entrar no quarto do doente e ficar com ela o tempo em que estiver lá;
- É muito importante lavar as mãos com água e sabão após contato com o doente ou roupas, toalhas e lençóis;
- As visitas devem ser proibidas;
- Realizar as refeições (alimentação leve e balanceada) no quarto;
- O paciente deve usar máscara sempre que for sair do quarto e permanecer com ela durante todo tempo em que ficar fora;
- As máscaras devem ser descartadas em saco fechado no lixo após cada uso;
- O quarto e o banheiro devem ser limpos todos os dias. Durante a limpeza, o piso e o vaso sanitário devem ser desinfetados com hipoclorito a 1% (água sanitária). As superfícies e as maçanetas das portas devem ser desinfetadas com álcool 70%. Ao dar descarga, manter a tampa do vaso sanitário fechada;
- O lixo do quarto e do banheiro do doente deve ser separado e descartado em saco fechado.
Com informações da Sesapi