Nesta quarta-feira (23), uma equipe de neuroepidemiologistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), técnicos da Coordenação Geral de Vigilância das Arboviroses do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi), estarão realizando uma visita a Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de conhecer de perto o trabalho que vem sendo realizado em relação as doenças neuroinvasivas. O encontro acontecerá às 16h na sala de reunião da SESAPI.
O Centro, que tem o nome original de “Centers for Disease Control and Prevention” (Atlanta, Estados Unidos), é o maior do mundo em pesquisa de doenças infectocontagiosas e está na capital para conhecer o programa de vigilância das encefalites virais e outras síndromes neuroinvasivas. O projeto foi implantado através de parceria da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, Fundação Municipal de Saúde (FMS) e com o Instituto Evandro Chagas.
O programa de vigilância das síndromes neuroinvasivas ganhou destaque nacional e internacional ao detectar os primeiros casos de encefalite pelo vírus do Nilo Ocidental do país e ao demonstrar que os vírus dengue, zika e chikungunya tem papel importante na causa de doenças neurológicas ao infectarem o sistema nervoso.
Durante a programação, serão visitadas as instalações da Diretoria de da FMS, o Hospital de Urgências de Teresina (HUT), o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, o Hospital Universitário da UFPI, Hospital São Paulo e o Laboratório Central de Saúde Pública, Dr. Costa Alvarenga.