Erro de controlador fez aviões quase colidirem no Texas, aponta investigação

Neblina limitou a visibilidade, e a torre de controle não possuía equipamento de detecção de superfície.

aviões quase colidem no Texas | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A ausência de tecnologia de segurança essencial e suposições equivocadas por parte de um controlador de tráfego aéreo foram identificadas como as causas da quase colisão entre um Boeing 737 da Southwest Airlines e um Boeing 767 da FedEx no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no Texas, em fevereiro de 2023. Durante o incidente, as aeronaves chegaram a menos de 60 metros de se chocarem sob uma intensa neblina. 

O relatório da investigação do National Transportation Safety Board (NTSB), a Agência Nacional de Segurança no Transporte Aéreo dos Estados Unidos, foi divulgado nesta quinta-feira (06). A agência ainda publicou uma animação que recria o momento em que ocorreu o incidente entre os aviões. Veja o vídeo:

COMO OCORREU: 

Na manhã de 4 de fevereiro de 2023, o Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom estava coberto por uma densa neblina, limitando a visibilidade para controladores de tráfego aéreo e tripulações de voo. Segundo a NTSB, a torre de controle de tráfego aéreo não possuía equipamento de detecção de superfície para auxiliar os controladores no monitoramento do tráfego na pista de táxi e pista.

O voo da FedEx estava a cerca de seis minutos do aeroporto com três tripulantes a bordo, quando o controlador autorizou o avião a pousar.  Cerca de quatro minutos depois, o voo da Southwest, com 128 passageiros e tripulantes, indicou que estava pronto para decolar na mesma pista. 

Incapaz de ver o Southwest 737, o controlador presumiu que já estava na linha curta de espera, que é uma marcação de pista de táxi onde uma aeronave deve parar para aguardar autorização para entrar na pista designada. A tragédia foi impedida após os pilotos da FedEx agirem com rapidez, ao avistar a silhueta do Southwest.

“Um aviso perdido, uma resposta incorreta, até mesmo uma oportunidade perdida para reforçar a segurança pode levar à tragédia e destruir a confiança do público no nosso sistema de aviação, e é precisamente por isso que devemos aprender com quase acidentes como estes”, disse a presidente do NTSB, Jennifer Homendy. “Estamos mais uma vez apelando à FAA para que utilize a tecnologia para evitar incursões nas pistas – algo que temos feito há décadas – porque devemos apoiar os humanos que operam no nosso sistema de aviação a todos os níveis. É assim que salvamos vidas.”

A Southwest decolou para Cancún, e a FedEx pousou em Austin sem incidentes. Não houve feridos entre os passageiros e tripulantes de ambos os voos.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES