O Ministro da Educação Fernando Haddad visitou o Piauí nessa quarta-feira(09) e fez uma visita à Casa Meio Norte, em sua passagem por Teresina. Ele, que já conhece o trabalho realizado na escola, deu os parabéns ao quadro de profissionais do local e afirmou que a escola, do ponto de vista pedagógico, é um exemplo para todo o país. Ao chegar no local, o ministro quis saber de onde vem todo o sucesso da escola Municipal Casa Meio Norte, espaço localizado em um bairro pobre e periférico de Teresina, mas com excelentes resultados no campo educacional e reconhecida e premiada nacionalmente por isso. Para isso, o ministro quis conhecer toda a estrutura da escola e, inclusive, saber qual a metodologia utilizada nas salas de aula.
A diretora pedagógica Ruthnéia Vieira mostrou desde as salas de aula até o refeitório do local e, em seguida, explicou de forma detalhada, a pedido de Haddad, qual a metodologia usada pelos professores. “Estou muito satisfeito com os resultado de todo o trabalho realizado na Casa Meio Norte. Essa é uma escola, que, do ponto de vista pedagógico, é um sucesso e um exemplo para todo o Brasil”, disse o Ministro. Uma das informações sobre a escola, que surpreendeu Haddad, foi o fato de os alunos da Casa Meio Norte lerem cerca de 40 livros por mês. Para o ministro, esse número é muito alto e impressiona. “A escola é ótima, salas de aula climatizadas e os alunos leem em média um livro por dia”, afirmou o ministro, em tom exclamativo. Para o ministro, o trabalho realizado pela equipe da escola é inovador e causa satisfação nos gestores da educação do país. “Estou muito satisfeito com os resultados alcançados pela Casa Meio Norte. A Rutineia acreditou e estamos vendo o resultado. Esse é um trabalho inovador e mostra que é possível educar toda criança, em qualquer ambiente”, afirmou. Ministro é recebido com festa e homenagem “Um espaço pequeno, um espaço seguro, um espaço sereno, um espaço de futuro, um espaço maravilhoso, um espaço de paz, um espaço carinhoso que o pensamento refaz. Um espaço onde a imaginação brinca. Um espaço onde a imaginação ginga, um espaço de vida e de amor, um espaço de qualificação do professor. Quero que todo mundo adote, que esse espaço nada mais é do que a Casa Meio Norte”. Foi com esse poema, criado por um aluno do 9º ano da Casa Meio Norte, que as crianças da escola deram as boas vindas ao ministro da Educação, Fernando Haddad.
Após conhecer toda a estrutura da escola, o ministro assistiu a apresentações de grupos culturais da escola. Ele ouviu dois poemas criados pelos estudantes da Casa meio Norte, assistiu à apresentação do coral da escola e do corpo de baile e logo em seguida foi presenteado e homenageado com uma pintura em tela de seu rosto e em seguida, ouviu uma música cantada para ele, por uma aluna da escola. Em seguida, o ministro agradeceu e parabenizou a escola. “Parabéns pela escola que vocês tem. Essa interação, carinho, convívio, essa amizade com professores são muito bacanas. Vocês mostraram ao Brasil que é possível se desenvolver na escola, no esporte, na amizade. Vocês são muito engajados e sei que daqui vão sair médicos, advogados, engenheiros e quem sabe até um presidente da República, um governador de estado”. Ministro promete recursos para Casa Meio Norte para ampliar número de vagas Durante visita à Casa Meio Norte, o ministro Fernando Haddad parabenizou o bom desempenho alcançado pela escola no campo educacional e prometeu recursos para o local. Segundo ele, a escola precisa ser ampliada para dá oportunidade a mais crianças de participarem desse projeto inovador e que tem trazido bons frutos para a educação pública de Teresina.
“Nossa visita não é só para observar e conhecer a escola, mas para ajudar a Rutinéia nesse projeto. Queremos que a escola tenho uma biblioteca, laboratório de informática, queremos que as vagas sejam ampliadas para poder receber mais alunos. Esse projeto é um paradigma do país e queremos ajudar o Piauí que tem muito bons exemplos para a educação”, afirmou. Quem gosta e agradece o incentivo e apoio do ministro são os estudantes da escola. “Estamos muito felizes, porque não é todo dia que uma escola recebe uma visita tão ilustre e não é todo dia que uma criança tem uma escola não mede esforços para realizar sonhos, para investir em qualidade da educação. A Casa Meio Norte é um sonho realizado”, comentou a estudante do 5º ano, Tais Moreira. FOTOS: JOSÉ ALVES FILHO
FOTOS: José Alves Filho