Escritório regional da ABCZ reabre em Teresina após 20 anos fechado

O espaço, situado na Avenida João XXIII, número 1517, vai facilitar o acesso dos pequenos e grandes pecuaristas ao melhoramento genético e promoção das raças zebuínas.

reprodução | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) reabriu nesta quinta-feira (9), em Teresina, o Escritório Técnico Regional (ETR) do Piauí. A solenidade contou com a presença de associados e técnicos da entidade. O espaço, situado na Avenida João XXIII, número 1517, vai facilitar o acesso dos pequenos e grandes pecuaristas ao melhoramento genético e promoção das raças zebuínas.

O presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, destacou que a reabertura foi motivada pelo expressivo crescimento do Piauí na pecuária. O momento foi de comemoração dos produtores que solicitavam a volta de unidade física local há pelo menos 20 anos.

Reabertura do escritório regional da ABCZ (Foto: Raissa Morais)

“Foi uma promessa minha aos sócios do Piauí e hoje eu estou concluindo. O estado do Piauí aumentou o número de associados da ABCZ e hoje o Brasil é o maior exportador de carne do mundo em função do trabalho de melhoramento genético da raça zebuína”, falou.

Fachada do escritório regional da ABCZ (Foto: Raissa Morais)

Em todo o Brasil, existem mais de 200 milhões de cabeças de gado espalhadas em todos os estados e praticamente 90% desse total é composto por raças zebuínas ou fruto do cruzamento com elas. O Piauí, de acordo com Rivaldo Machado, está entre os principais estados responsáveis pelo crescimento e consolidação da raça.

Rivaldo Machado, presidente da ABCZ (Foto: Raissa Morais)

“O escritório vai possibilitar aos produtores, principalmente aos médios e pequenos, o acesso a essa tecnologia e o bom relacionamento com a área técnica da ABCZ. Vai ser um um um ponto de apoio para os nossos associados aqui no estado do Piauí”, falou.

O técnico destacado para o escuro da ABCZ no Piauí é Davi Donizetti, experimente na área agropecuária e no melhoramento genético zebuíno de corte e leite.

Cerca de 2 milhões de cabeças de gado, com 200 criadores de animais de pura origem garantem o desenvolvimento da atividade pecuária no Piauí. André Nogueira, presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Zebu (ABCZ), ressaltou que o escritório vai facilitar o crescimento no número de animais.

“Era um rebanho improdutivo, gerava pouca renda ao trabalhador que tinha que buscar outra área para completar a renda. Agora, já estamos conseguindo e vamos caminhar para um crescimento significativo”, falou.

André Nogueira, presidente da APCZ (Foto: Raissa Morais)

Igor Nogueira Matos, proprietário da Fazenda Conquista, situada em Curralinhos, no Piauí, disse que o escritório situado em Teresina vai facilitar o acompanhamento do seu rebanho. "Nós estávamos depedendo de outros estados, como Maranhão e Ceará. Sentimos que estamos crescendo e precisamos de uma entidade ao nosso lado", contou.

Com a nova regional na capital piauiense, serão 25 escritórios da ABCZ. O número inclui ainda a sede da entidade, em Uberaba (MG), e da Associação dos Criadores de Zebu do Planalto (ACZP), em Brasília (DF).

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) atua ao longo de toda a cadeia produtiva, desde a pecuária seletiva até a comercial, desenvolvendo junto aos produtores rurais um trabalho de orientação sobre pastagens, crédito financeiro, fomento, extensão rural e mercado consumidor para assegurar a evolução da pecuária nacional.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES