Tão parecido com o português, o espanhol muitas vezes não é a principal opção dos brasileiros que buscam aprender um novo idioma. No entanto, a língua espanhola vem se tornando um requisito importante para pessoas que desejam obter sucesso no mercado de trabalho e nos estudos acadêmicos.
Segundo dados do Instituto Cervantes, o espanhol é a segunda língua materna mais falada em todo o mundo e a terceira mais utilizada na internet. As informações estão disponíveis no informe “El español: una lengua viva”, publicado em 2018 pela instituição.
Há dois anos, a popularização do idioma e o acesso a uma vasta bibliografia incentivaram o pesquisador e professor de Direito, Willame Mazza, a investir no aprendizado da língua espanhola. “Escolhi o espanhol porque além de ser um dos idiomas mais falados no mundo, facilita em minhas pesquisas como professor e pesquisador na área do Direito, uma vez que, muito do que pesquiso está na vasta bibliografia europeia”, explica.
Pós-doutor pela Faculdad de Derecho da Universidad de Sevilla – Espanha, Willame explica que o espanhol é bastante utilizado na Europa, cujo continente é referência em conquistas civilizatórias e cultura. Dessa forma, o espanhol passa a ser fundamental para adquirir o conhecimento necessário a estudos e contatos importantes na Europa e demais países da América Latina que possuem o idioma como língua oficial.
A procura por cursos em países de língua espanhola pelos brasileiros é grande e o domínio do idioma é essencial para quem deseja estudar nestes países. Para isso, é necessária a aprovação em exames de proeficiência reconhecidos internacionalmente, como o D.E.L.E. Antes mesmo de concluir os estudos, Willame foi aprovado no exame, que é o melhor e maior de Espanhol. Ele atribuiu a conquista ao incentivo que recebeu na escola de idiomas onde é aluno. “A aprovação no D.E.L.E não foi fácil. Realmente é um teste muito difícil, que exige as habilidades da escrita, interpretação, escuta e fala no idioma. O curso na Wizard, o incentivo do professor e a metodologia da escola, sem dúvida, foram favoráveis na aprovação”, conta.
Para a diretora pedagógica de uma escola de idiomas de Teresina, Lina Carvalho, além de ser requisito para a formação de muitos universitários e fornecer apoio durante a pós-graduação, investir também no aprendizado da língua espanhola se faz necessário para quem quer se destacar no mercado de trabalho. “A fluência na língua inglesa deixou de ser um diferencial e passou a ser uma exigência de muitas empresas. Por isso, aprender uma segunda língua, como o espanhol, é fundamental para se destacar diante de tantos profissionais disponíveis no mercado”, pontua.