Uma estátua da vereadora assassinada em 2018, Marielle Franco, será inaugurada no próximo dia 27, no centro do Rio. Em tamanho real, de 1,75m, de bronze, a homenagem vai ocorrer no dia em que a vereadora completaria 43 anos de vida e dois dias depois do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.
Neste local onde ficará a estátua, Marielle ia toda sexta-feira prestar contas para a população sobre a sua atuação enquanto vereadora e presidente da Comissão da Mulher da Câmara Municipal do Rio.
Vaquinha virtual
A criação da estátua foi uma ação do Instituto Marielle Franco. Em 2021, o instituto fez uma vaquinha virtual para arrecadar recursos para construir a obra, que foi esculpida pelo Edgard Duvivier, e teve cerca de 650 doações e levantou quase R$ 40 mil.
"A inauguração da estátua da minha filha naquele lugar é muito simbólica. Ela foi feita com um dos punhos para cima porque era assim que discursava. É um símbolo de resistência. A história da minha filha vai resistir ao tempo. A família participou ativamente da confecção da estátua até os últimos detalhes", disse Marinete Silva, mãe de Marielle.
Relembre o caso
Na noite do dia 14 de março de 2017, no bairro do Estácio, na Região Central, o carro em que a vereadora estava foi atingido por nove dos 13 tiros disparados. Marielle e seu motorista, Anderson Pedro Gomes, morreram vítimas desses disparos. Apesar de alguns avanços na investigação sobre o crime, as autoridades ainda não descobriram os autores e nem o motivo.