A estátua de Nossa Senhora da Conceição, santa padroeira do município de São Leopoldo, no Vale do Sinos, apareceu vestida com uma capa e uma máscara do Batman, na manhã desta terça-feira (12).
O prefeito da cidade, Ary Vanazzi (PT), classificou o ato como vandalismo e intolerância religiosa. A imagem também representa a orixá feminina Oxum, de religiões de origem afriacana. A estátua fica na Praça do Imigrante, Centro da cidade.
"Uma sociedade mais justa e humana se constrói com respeito a diversidade. Infelizmente já tivemos outros episódios no nosso município recentemente. Nossas diferenças de visão de mundo são naturais e fazem parte de uma sociedade democrática", pontuou ele, na postagem.
Recentemente, o busto do médico leopoldense João Carlos Hass Sobrinho, morto pela ditadura militar, e da líder religiosa Jacobina Meurer, também apareceram com fantasias em São Leopoldo.A fantasia foi removida pelo secretário de Cultura da cidade, Pedro Vasconcellos. Ele acredita que a ligação da imagem com religiões africanas seja a motivação do ataque.
"Ela ganha capas amarelas e oferendas, então acreditamos que foi um ato de intolerância contra esse sincretismo". s câmeras de segurança do local serão analisadas para tentar identificar os autores da ação, informou a Prefeitura, através da assessoria. Não há punição prevista para o caso, mas a intenção é coibir novas atitudes.