Dois estivadores foram presos em flagrante após embarcarem 17,26 kg de cocaína em um navio atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, informou a Polícia Federal nesta quarta-feira (6). Câmeras de monitoramento registraram a tentativa de tráfico internacional, que foi frustrada com apoio da Receita Federal.
A ação ocorreu em um terminal de contêineres da margem direita durante a madrugada. A Receita Federal informou que uma embarcação de pequeno porte foi flagrada se aproximando de um navio pelo Canal do Estuário. Dela, foi içado ao cargueiro, por meio de cordas lançadas ao mar, uma bolsa de cor escura.
As equipes federais foram mobilizadas e conseguiram localizar tabletes em estado puro próximo à porta de um contêiner, cujo destino é o porto de Las Palmas, na Espanha. Os agentes identificaram dois estivadores, que estavam a bordo do navio, como os responsáveis por içar a bolsa até o convés da embarcação.
Bolsa com cocaína foi encontrada em contêiner em navio em Santos, SP — Foto: Divulgação/Receita Federal
Os dois portuários não são vinculados ao terminal e são escalados pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) do cais. Eles foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal, no Centro de Santos, onde permaneceram presos, depois de prestarem depoimento e ser comprovada a participação na modalidade de tráfico.
Os nomes dos detidos não foram divulgados e uma investigação foi aberta para identificar outros criminosos que participaram. Por meio de nota, o Ogmo lamentou o ocorrido e afirmou que poderá abrir um procedimento administrativo. O Sindicato dos Estivadores, por meio da assessoria jurídica, disse que não acompanhou o caso.