As obras de duplicação da Estrada da Alegria, oficialmente denominada avenida Celso Pinheiro, já foram iniciadas pela Prefeitura de Teresina. Os trabalhos começaram no cruzamento com a Avenida Manoel Ayres Neto, no Vamos Ver o Sol, e seguem até a Ponte Anselmo Dias, na ligação com a Avenida Gil Martins. São 5,5 quilômetros de extensão, com investimento de, aproximadamente R$ 25 milhões.
“A avenida está sendo transformada em duas grandes pistas, totalizando 32 metros de largura, incluindo calçada, passeio para caminhada e canteiro central. Toda a extensão da avenida também receberá iluminação”, explica o superintendente da SDU Sul, Paulo Roberto, ressaltando que a obra vai beneficiar moradores de vários bairros da zona Sul da cidade.
Ele explica ainda que, durante a obra, serão recuperados ou ampliados 16 bueiros que existem neste trecho para melhorar o sistema de drenagem. “Alguns desses bueiros apresentaram problemas em anos passados, mas com esse investimento esse risco não existirá mais”, garantiu.
A duplicação da estrada da Alegria representa uma das etapas da construção da Via Marginal Poti Sul, uma das maiores obras de mobilidade urbana em andamento em Teresina no momento. Essa grande avenida inicia na rotatória do Cefapi, na Avenida Marechal Castelo Branco, e segue até o bairro Vamos Ver Sol, sempre margeando o Rio Poti. Trata-se de investimento de cerca de R$ 65 milhões. Ao todo, a Via Sul terá cerca de 20 quilômetros de extensão com três pistas de rolamento de cada lado.